Em comemoração ao “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo, a Escola de Educação Especial Julio Cesar Nobre, mantida pela APAE, realizou uma passeata no centro da cidade com a participação de alunos, pais e responsáveis, funcionários da escola e da entidade, carregando faixas, cartazes e entregando folhetos no comércio, explicando sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a busca do tratamento adequado.
Para segurança dos participantes e à segurança no trânsito, a Polícia Militar esteve presente no apoio do evento.

Abril Azul
O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.
O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.
Algumas características como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.
O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.
Fonte: OMS – Organização Mundial da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria






Acompanhe a APAE nas redes sociais:
https://www.facebook.com/apae.caarapo/