Como em todos os anos a Escola de Educação Especial Julio Cesar Nobre, mantida pela APAE realizou sua tradicional festa em comemoração à Páscoa.
Os alunos realizaram diversas atividades escolares alusivas a data no dia 05/04 e receberam, como nos anos anteriores, ovos de chocolate da Cacau Show e bombons da vice-presidente da APAE a senhora Maria Lurdes Portugal, que foi representada pela senhora Teresinha Silva Tonon, que representou também todas as amigas da senhora Maria Lurdes, que doaram os bombons.
Professores e equipe técnica trabalharam o verdadeiro sentido da Páscoa com os alunos, para que a data seja entendida por todos.

Entendendo a Páscoa
A Páscoa comemora a ressurreição de Jesus. Inquestionavelmente a ressurreição foi de enorme importância para a igreja apostólica, uma figura proeminente nas mensagens evangelísticas dos apóstolos como registrado no livro de Atos. Nenhuma questão é feita sobre a data em que ocorreu, além da observação de forma factual que a ressurreição ocorreu no primeiro dia da semana. Não há nenhuma sugestão de que a ressurreição tornou um novo dia santo.
É de notar que a igreja apostólica nunca deu atenção nem a data do nascimento de Cristo ou a data da sua ressurreição, para além de notar que a última ocorreu em um domingo. Com efeito, no terceiro e quarto séculos um imenso debate surgiu entre as igrejas cristãs sobre como e quando a Páscoa, seria observada. Para o ramo católico romano isto foi amplamente resolvido no Concílio de Nicéia (325 dC). Na prática corrente a Páscoa sempre cai em um domingo e do domingo escolhido vagueia um período de quatro semanas, variando de 22 março – 25 abril.
O ramo oriental da cristandade adotou um sistema diferente, de modo que na tradição Ortodoxa Oriental tanto o Natal como a Páscoa caem em datas diferentes das dos católicos do Ocidente e da tradição protestante. O ponto é que os primeiros cristãos não davam atenção a comemoração do dia da ressurreição de Cristo. Se tivessem, estariam observando o dia 17 do mês judaico, Nisan, que começa com a primeira lua nova após o solstício de primavera. A Páscoa entre os judeus começa com o dia 14 de Nisan. Não seria possível, comemorar o dia do mês atual e tê-lo sempre no domingo, assim a escolha foi feita para tê-lo no domingo, adaptando o dia do mês para maior comodidade.
No entanto, vivemos em uma sociedade saturada de celebrações da Páscoa. Em grande medida, ela é dirigida, como acontece com o Natal, por uma oportunidade de vender produtos para as pessoas se presentearem no dia. Nos EUA, roupas em particular, estão associados com a Páscoa, como os brinquedos com o Natal. No Brasil o costume são os ovos de páscoa.
Acompanhe a APAE nas redes sociais:
https://www.facebook.com/apae.caarapo/