Foi inaugurado, com muita emoção, no dia 20/09 o elevador para piscina no Espaço Reabilitar da APAE.
Esta conquista só foi possível graças ao Fundo Social Sicredi. Veja a matéria clicando aqui.
Estiveram presentes na inauguração o autodefensor Alan Cesar Leandro, os membros da Diretoria Executiva da APAE, presidente Juliana Ignácio Santos, a primeira-secretária Maria Lurdes Portugal (ex-presidente gestão 2014-2016/2017-2019), do conselho fiscal Ruti Ladeia Leandro (mãe do autodefensor Alan), Estevam Leão Cabral (pai de aluno), Dirce Aparecida do Carmo (responsável pelo aluno Lucas Benitez da Silva) e Maria Aparecida dos Santos Souza (mãe de aluno); da Escola de Educação Especial Julio Cesar Nobre a diretora Marinalva de Souza Farias da Costa, a psicóloga Marta Fernandes Furtado, secretário escola Alexandro Pastorello (Alex), professora Rosimary Coutinho Ximenes (responsável pelas atividades de hidroginástica e natação), os auxiliares de projetos Claudio Ferreira Kumakura Junior e Vagner Domingues Vieira, e a senhora Tânia Regina de Souza (mãe do aluno Luis Fernando de Souza da Silva); os representantes do Sicredi Ronaldo Espíndola Júnior – Gerente de Agência, Luiz José Bariani – Coordenador de Núcleo, Vívian Rosângela de Lima Prado – Gerente de Negócios Agro, Wilma Kovalski Bandeira – Gerente de Negócios Pessoa Jurídica, Tatiana Sueza Domingos – Gerente de Negócios Pessoa Jurídica; e do ortopedista Dr. Franserg dos Santos Sacoman, que atende o aluno Luis Fernando. Além de outras mães, professores e alunos.
A senhora Tânia Regina, mãe do aluno Luis Fernando que faz hidroterapia no Espaço Reabilitar, foi a idealizadora do pedido do elevador. Em uma consulta com o Dr. Fransérgio, ortopedista que atende seu filho, ela ouviu dele que em alguns lugares havia o elevador para atender pessoas sem mobilidade motora ou mobilidade reduzida. Ela trouxe esta ideia à direção da APAE que prontamente pesquisou sobre o elevador e formalizou um projeto com todas as especificações para atender os alunos sem mobilidade motora ou reduzida no Sicredi, cooperativa que vem sendo parceira ao longo dos anos, que por sua vez informou sobre o Fundo Social Sicredi. Dando tudo certo, como hoje se vê.
Em sua fala, Tânia agradeceu emocionada os esforços da APAE e a parceria do Sicredi em promover a acessibilidade à piscina ao seu filho e aos demais usuários do Espaço Reabilitar.
A diretora Marinalva Farias agradeceu ao Sicredi por atender a mais um pedido da APAE, sendo que o atendimento deste teve um sentimento diferenciado, pois o elevador na piscina está sendo o primeiro das APAEs no Estado.
Na oportunidade, também agradeceu ao Sicredi a presidente Juliana Santos, que em seu segundo ano à frente da entidade teve alguns pedidos atendidos com a parceria. E falou da importância do Sicredi para o Município, devido o trabalho social desenvolvido em Caarapó.
Por fim, o gerente do Sicredi, o senhor Ronaldo, contou da sua satisfação em poder ver que o apoio dos associados através do Fundo Social e das outras formas de ajudar da cooperativa, tem dado resultados importantes. E colocou novamente a disposição o Sicredi para ser parceiro naquilo que for preciso.
Para mostrar o funcionamento do elevador, a professora Rosimary Ximenes colocou o aluno Lucas Benitez para demonstração, com o auxílio na água do auxiliar de projetos Claudio Kumakura. Mostrando a performance e segurança do aparelho, a satisfação do aluno e a praticidade para os profissionais.
O Espaço Reabilitar foi criado para a realização dos serviços de hidroterapia, hidroginástica e natação aos nossos usuários.
Grande parte dos nossos atendidos são pessoas sem mobilidade motora, o que se fez necessário a aquisição do elevador para acessibilidade à piscina. Esse é de suma importância para garantir a segurança e a inclusão necessárias, bem como para facilitar a realização da transferência do solo para o ambiente aquático, tendo em vista, que anteriormente, eram necessárias de duas a três pessoas para colocar um usuário na piscina.
Como qualquer um de nós, a pessoa com deficiência intelectual percebe tudo que se passa ao seu redor. Portanto, devemos criar as oportunidades para que ela possa realizar todas as atividades que achar interessante e auxiliá-la no que for possível, principalmente àquelas atividades voltadas à proteção e à garantia de seus direitos.
Veja mais fotos e vídeos pelo Facebook: Apae Caarapó
*Correção: O nome do aluno filho da senhora Tânia Regina de Souza é Luis Fernando de Souza da Silva e não Maycon Antonio Oliveira Serafim. Pedimos desculpas pelo equívoco.