Sobre a APAE de Caarapó

É uma instituição sem fins lucrativos fundada em 18 de outubro de 1992.

16252136_966608460149492_3240195845416428760_o

14ª Gestão (2023-2025)

– Presidente: Juliana Ignácio Santos;

– Vice-Presidente: Maria Lurdes Portugal;

– 1º Diretor Financeiro: Edson Gonçalves Cabral;

– 2º Diretor Financeiro: Norutake Satake;

– 1º Diretor Secretário: José Alberto Ferreira Costa;

– 2º Diretor Secretário: João Carlos de Souza Farias;

– Diretor de Patrimônio: João Aurélio Damião;

– Diretor Social: Edio Killian

Conselho de Administração:

– Ari Loureiro da Silva;

– Dorotéia de Farias Franco;

– Estevam Leão Cabral;

– Eliane Michele Freitas;

– Ezilda da Silva Alencar;

– Ivan Zanin;

– José Roberto Augusto;

– Railson de Souza Farias;

– Solange Cristina da Cruz Kilian;

– Vilma da Conceição Azarias;

– Vitória Escolarte.

Conselho Fiscal:

Titulares:

– Claudete Xavier dos Reis;

– Evanduil Santana Aguiar;

– Lucimara de Lima Paes;

Suplentes:

– Joelma da Silva Oliveira;

– Maria Aparecida dos Santos Souza;

– Ruti Ladeia Leandro.

________________________________________________________________________________________________________________

13ª Gestão (2020-2022)

Presidente: Juliana Ignácio Santos;

Vice-Presidente: José Alberto Ferreira Costa;

1ª Diretora Secretária: Maria Lurdes Portugal;

2º Diretora Secretária: Solange Cristina da Cruz Kilian;

1º Diretor Financeiro: Edson Gonçalves Cabral;

2º Diretor Financeiro: Norukatu Satake;

Diretora de Patrimônio: Marisônia de Souza Farias;

Diretor Social: Edio Kilian;

Conselho de Administração: Ruti Ladeia Leandro, Vitória Escolarte, Estevam Leão Cabral, Lucimara de Lima Paes, Claudete Xavier dos Reis, Ezilda da Silva Alencar, Dirce Aparecida do Carmo e Joelma da Silva Oliveira.

Conselho Fiscal

Titulares: Evanduil Santana Aguiar, Vilma da Conceição Azarias e João Carlos de Souza Farias.;

Suplentes: Ivan Zanim, Maria Aparecida dos Santos Souza e Averaldo Bezerra da Costa.

_____________________________________________________________________________

12ª Gestão (2017/2019)

Presidente: Maria Lurdes Portugal;

Vice-Presidente: Leônidas Ignácio Moreno (deixou a função em 2018);

1ª Diretora Secretária: Marisônia de Souza Farias;

2º Diretor Secretário: Evanduil Santana Aguiar;

1º Diretor Financeiro: José Alberto FerreirA Costa;

2º Diretor Financeiro: Edson Gonçalves Cabral;

Diretor de Patrimônio: Edio Kilian;

Diretora Social: Juliana Ignácio Santos;

Conselho de Administração: Ruti Ladeia Leandro, Vitória Escolarte, Estevam Leão Cabral, Dionei Guedim e Lucimara de Lima Paes.

Conselho Fiscal

Titulares: Norukatu Satake, Jesus Camacho e Averaldo Bezerra da Costa;

Suplentes: Ivan Zanin, Ismar Kaku, e João Carlos de Souza Farias.

_____________________________________________________________________________

11ª Gestão (2014/2016)

Presidente: Maria Lurdes Portugal;

Vice-Presidente: Audilene Recco Silva;

1º Diretor Secretário: Leônidas Ignácio Moreno;

2º Diretor Secretário: Evanduil Santana Aguiar;

1º Diretor Financeiro: José Alberto FerreirA Costa;

2ª Diretora Financeira: Helena Dias Pereira;

Diretora de Patrimônio: Marisônia de Souza Farias;

Diretor Social: José Antonio da Silva;

Conselho de Administração: Rute Ladeia Leandro, Vitória Escolarte, João Glauco Alencar Arrais e Juliana Ignácio Santos.

Conselho Fiscal

Titulares: Norukatu Satake, Dionei Guedim e Edson Gonçalves Cabral;

Suplentes: Ivan Zanin, Ismar Kaku, e Antonio Nivaldo Furlan.

_____________________________________________________________________________

10ª Gestão (2011/2013)

Presidente: Leônidas Ignácio Moreno;

Vice-Presidente: Jesus Camacho;

1ª Diretora Secretária: Marisônia de Souza Farias;

2º Diretor Secretário: Manoel Batista de Souza (João Glauco Alencar Arrais);

1º Diretor Financeiro: Norukatu Satake;

2º Diretor Financeiro: Edson Gonçalves Cabral;

Diretora de Patrimônio: Alessandra Marques da Costa;

Diretor Social: José Antonio da Silva;

Conselho de Administração: Rute Ladeia Leandro, Raison de Souza Farias, Estevan Leão Cabral, Averaldo Bezerra da Costa, Mário Valério (saiu em 2012, cargo ficou vago), Audilene Recco Silva, Amália Perez, Edvan Gomes da Silva, Nidia Duarte, Vitória Escolarte, Ivan Antonio Zanin, João Glauco Alencar Arrais e Maria Lurdes Portugal.

Conselho Fiscal

Titulares: Ireu Natal Barros, José Alberto Ferreira Costa, Antonio Nivaldo Furlan;

Suplentes: José Roque dos Santos, Juliana Ignácio Santos e Ismar Kaku.

_____________________________________________________________________________

9ª Gestão (2008/2010)

Presidente: Leônidas Ignácio Moreno;

Vice-Presidente: José Antonio da Silva (Jesus Camacho);

1ª Diretora Secretária: Marisônia de Souza Farias;

2ª Diretora Secretária: Dorotéia de Farias Franco;

1º Diretor Financeiro: João Carlos de Souza Farias (Norukatu Satake);

2º Diretor Financeiro: Edson Gonçalves Cabral;

Diretora de Patrimônio: Alessandra Marques da Costa;

Diretora Social: Ivete Monteiro Backer;

Conselho de Administração: Neiva Missio, Helena Dias Pereira, Averaldo Bezerra da Costa, Mário Valério, Ismar Kaku, Ezilda da Silva, Edvan Gomes, Juliana I. Gomes, Patrícia Manzoni, Ivan Antonio Zanin, Zoraide Cáceres Rojas, Maria Lurdes Portugal.

Conselho Fiscal: Ireu Natal Barros, Marcos Leoni, José Roque dos Santos, Cecília Valiente Segóvia, Claudete Fátima Xavier dos Reis.

_____________________________________________________________________________

8ª Gestão (2005/2007)

Presidente: José Joaquim Ferreira Lins;

Vice-Presidente: Leônidas Ignácio Moreno;

1ª Diretora Secretária: Marisônia de Souza Farias;

2ª Diretora Secretária: Claudete Fátima Xavier dos Reis;

1º Diretor Financeiro: Ireu Natal Barros;

2ª Diretora Financeira: Neiva Inês Maldaner Missio;

Diretor de Patrimônio: Robson Moraes Salazar;

Diretor Social: Luiz de Almeida Miranda;

Conselho de Administração

Presidente: Luiz de Almeida Miranda

Secretária: Marisônia Souza Farias;

Membros: Cecília Valiente Segóvia, Rute Ladeia, Izaías Lima, Averaldo Bezerra da Costa, Romeu Gotardi, Helena Dias Pereira, Elizabeth Kamada Vasconcelos, Marcos Leoni, Aparecida Izabel de Lima Bueno, Helena dos Santos Ferreira, Ramona Gonçalves Riquelme; Joelma da Silva Oliveira Serafim, Ivete Monteiro Bacher e Gustavo Cidin Ferreira Lins.

Conselho Fiscal

Membros Titulares: Alessandra Marques da Costa Nagima, Aparecida da Fonseca e José Antonio da Silva.

Membros Suplentes: Glauci Pereira de Melo, Andréia Carla Lodi e Farias e José Alberto Ferreira da Costa.  

_____________________________________________________________________________

7ª Gestão (Abril/2002 a Dezembro/2004*)

Presidente: José Joaquim Ferreira Lins;

Vice-Presidente: Rosely Aparecida Stefanes Pacheco;

1º Diretor Secretário: Paulo Graauw;

2ª Diretora Secretária: Andréia Carla Lodi e Farias;

1º Diretor Financeiro: Ireu Natal Barros;

2º Diretor Financeiro: Leônidas Ignácio Moreno;

Diretor de Patrimônio: Luiz de Almeida Miranda;

Diretora Social: Alessandra Marques da Costa Nagima;

Procurador Geral: Carlos Rodrigues Pacheco;

Conselho Fiscal

Membros Titulares: Sérgio Sacoman, Odair José Bortoloti e Manoel Batista de Souza.

Membros Suplentes: Cláudio Felício Lourenço Gedro, Geraldo Rodrigues Pacheco e Walter Fernandes Francisco Vieira;

Conselho de Administração: Maria de Lourdes Ferreira Lins, Claudete Fátima Xavier dos Reis, Maria Letícia Ferreira Lins, Helena Dias Pereira, Ivete Aparecida Monteiro Bacher, Cecília Valiente Segóvia, Flávio José Elias, Antonio Carlos Bisson Marcelino, Zenaide Mestriner, Aparecido Santos, Marcos Leoni, Otília Batista Paim, Clarice Esteves Croider e Luiz José Bariani.

*A FENAPAES alterou seu estatuto sobre a eleição da diretoria executiva e a mudança passou para todas as Federações das APAES dos estados e das APAES nos municípios. A gestão apaeana passou a iniciar em 1º de janeiro do primeiro ano de exercício e a encerrar em 31 de dezembro no último ano de exercício (3° ano). 

_____________________________________________________________________________

6ª Gestão (Abril/2000 a Abril/2002)

Presidente: Maria Lourdes Ferreira Lins;

Vice-Presidente: Marisa Franco de Moura Oliveira;

1ª Diretora Secretária: Edlene Ricci de Almeida;

2ª Diretora Secretária: Claudete Fátima Xavier dos Reis;

1ª Diretora Financeira: Clarice Esteves Croider;

2ª Diretora Financeira: Maria Letícia Ferreira Lins;

Diretora de Patrimônio: Márcia Cibele Nobre;

Diretora Social: Alessandra Marques da Costa;

Procurador Geral: Carlos Rodrigues Pacheco;

Conselho Fiscal

Membros Titulares: Celina Bernardete da Costa Moreno, Maria Joana de Carvalho, Mauro Alves;

Membros Suplentes: Clayton Antonio de Paula Araújo, Helena Dias Pereira e Pedro Francisco dos Santos;

Conselho de Administração: Ivete Aparecida Monteiro Bacher, Sandra Yara Pereira Ferreira Ferrarezi, Marisa Nunes Assunção Gonçalves, Divina Fátima dos Santos, José Joaquim Ferreira Lins, Aldecir Roberto Fernandes, Reinaldo dos Santos Gonçalves, Nilson Lima, Zenaide Mestriner, Ivone Gotardi, Ticiana Araújo da Silva, Arthur Fernandes Dias, Andréia Carla Lodi e Faria, Dirson Missio e Aureliano Severo Lins.

_____________________________________________________________________________

5ª Gestão (Abril/1998 a Abril/2000)

Presidente: Maria Lourdes Ferreira Lins;

Vice-Presidente: Luiz Canisso Sobrinho;

1ª Diretora Secretária: Fátima Aparecida Arnar Marquezolo;

2ª Diretora Secretária: Maria Letícia Ferreira Lins;

1a Diretora Financeira: Clarice Esteves Croider;

2º Diretor Financeiro: Otílio Marquezolo;

Diretor de Patrimônio: Aurico Sarmento;

Diretora Social: Alessandra Marques da Costa;

Procurador Geral: Carlos Rodrigues Pacheco;

Conselho Fiscal

Membros Titulares: Celina Bernardete da Costa Moreno, Maria Joana de Carvalho, Mauro Alves;

Membros Suplentes: Edlene Ricci de Almeida, Claudete Fátima Xavier dos Reis, Marisa Franco de Moura Oliveira;

Conselho de Administração: Cláudio Felipe Dib, Helena Dias Pereira, Pedro Francisco dos Santos, Marisa Nunes Assunção Gonçalves, Divina Fátima dos Santos, Zoraide Cáceres Rojas, Nicolas Sofianos Karnakis, Aldecir Roberto Fernandes, Sandra Yara Pereira Ferreira Ferrarezi, Clayton Antonio de Paula Araújo, José Joaquim Ferreira Lins, Ivete Aparecida Monteiro Bacher, Odilon Delgado, Mitsufire Shimabukuro, Nelson Onofre. 

_____________________________________________________________________________

4ª Gestão (1996 a Abril/1998)

Presidente: Clarice Esteves Croider;

Vice-Presidente: Cláudio Felipe Dib;

1º Diretor Secretário: José Carlos Ferreira Gonçalves (Marisa Nunes Assunção Gonçalves);

2ª Diretora Secretária: Maria Joana de Carvalho;

1º Diretor Financeiro: Luiz Canisso Sobrinho;

2º Diretor Financeiro: Mamoro Yassoyama;

Diretora Social: Orminda Aparecida da Silva;

Procurador Geral: Carlos Rodrigues Pacheco;

Conselho Fiscal

Membros Titulares: Helena Dias Pereira, Fátima Aparecida Arnal Ribeiro e Cleide Aparecida Cristaldo;

Membros Suplentes: Pedro Francisco dos Santos, Maria Letícia Ferreira Lins e Marlí Terezinha Cecílio;

Conselho de Administração: Maria de Lourdes Ferreira Lins, Luzia Milane Lopes, Jorge Tadeu, Edlene Ricci de Almeida, Olga Biagi Veraldo, Alessandra Marques Nagina, Otílio Marquezolo, Clenir Martins e Silva, Albertina Rosa Raizer Petik, Celina Bernardete da Costa Moreno e Claudete Xavier dos Reis. 

_____________________________________________________________________________

3ª Gestão (01/01 a 31/12 de 1995)

Presidente: Clarice Esteves Croider;

Vice-Presidente: José Carlos Ferreira Gonçalves;

Secretária: Maria Joana de Carvalho;

Tesoureiro: Luiz Canisso Sobrinho;

Conselho Fiscal: Dirceu Missio, Gentil Grutler, Cláudio Felipe Dib;

Conselho Deliberativo

Presidente: Orminda Aparecida da Silva Keinert;

Conselheiros: Helena Dias Pereira, Mamoro Yassoyama, Pedro Francisco dos Santos, Maria de Lourdes Ferreira Lins, Divaney Abruceze Gonçalves, Maria Leticia Ferreira Lins, Cláudio Felipe Dib, Cleide Aparecida Cristaldo, Marlí Terezinha Cecílio, Gentil Grutler e Dirceu Missio.

_____________________________________________________________________________

2ª Gestão (01/01 a 31/12 de 1994)

Presidente: Clarice Esteves Croider;

Vice-Presidente: José Carlos Ferreira Gonçalves;

Secretária: Maria Joana de Carvalho;

Tesoureiro: José Carlos Bueno;

Conselho Fiscal: Nelson Rojas, Gentil Grutler, Dirceu Missio;

Conselho Deliberativo

Presidente: Luiz Canisso Sobrinho;

Conselheiros: Maria Leticia Ferreira Lins, Divaney Abruceze Gonçalves, Maria de Lourdes Ferreira Lins, João Rodrigues Salazar, Eliza Diniz da Silva, Pedro Pereira Vargas, Orminda Aparecida da Silva Keinert, Cláudio Felipe Dib, Carolina Mantovani Gonçalves, David Paulino Rati.

_____________________________________________________________________________

1ª Gestão (Outubro-1992/Dezembro-1993)

Presidente: Marilda de Paula Acosta;

Vice-Presidente: Divaney Abruceze Gonçalves;

Secretária: Maria Joana de Carvalho;

Tesoureiro: Pedro Pereira Vargas;

Conselho Fiscal: Nelson Rojas, Gentil Grutler, Maria Leticia Ferreira Lins;

Conselho Deliberativo: Divaney Abruceze Gonçalves, Maria de Lourdes Ferreira Lins, Divina Fátima dos Santos, Clarice Esteves Croider, João Rodrigues Salazar, Pedro Luiz Camponogara, José Carlos Ferreira Gonçalves, Isabel Telbis Darim, Dirce Luiza Espinosa Spósito, Eliza Diniz da Silva, Luiz Canisso Sobrinho e Rosicler da Fonseca Silveira.

_____________________________________________________________________________

Diretoria Provisória (Fundadores) 18/09/2002

Presidente: Marilda de Paula Acosta;

Secretária: Maria Joana de Carvalho;

Tesoureiro: Pedro Pereira Vargas;

Conselho Deliberativo: Divaney Abruceze Gonçalves, Maria de Lourdes Ferreira Lins, Divina Fátima dos Santos, Clarice Esteves Croider, João Rodrigues Salazar, Pedro Luiz Camponogara, José Carlos Ferreira Gonçalves, Isabel Telbis Darim, Dirce Luiza Espinosa Spósito, Eliza Diniz da Silva e Antonio Faria de Azambuja.